
COMO FUNCIONA O GOLPE DO BOLETO FALSO?
Em suma, esse golpe envolve o envio de um boleto falso para o cliente, com o intuito de fazê-lo acreditar que se trata de uma correção de valor ou quitação de uma dívida relacionada a uma compra anterior realizada na empresa.
Os criminosos enviam um novo boleto, com informações falsas e um valor supostamente menor do que o valor real da compra, com a intenção de fazer com que o cliente pague o boleto falso e perca dinheiro.
Aqui, é importante que os clientes fiquem atentos e verifiquem cuidadosamente as informações do boleto recebido, conferindo se a empresa emissora é a mesma que realizou a compra, se o valor é coerente com o serviço adquirido, e se há erros de formatação ou gramaticais que podem denunciar uma falsificação. Dessa forma, é possível se prevenir contra esse tipo de golpe e evitar prejuízos financeiros.
COMO SE PROTEGER DE BOLETOS FALSOS?
1-Verifique os números do código de barras: nos boletos verdadeiros, os números do código de barras aparecem na parte superior e inferior do documento e devem ser exatamente iguais. Os três primeiros números correspondem ao código do banco que emitiu o boleto.
2-Verifique a fonte do boleto: os golpistas podem enviar boletos falsos por e-mail, SMS ou WhatsApp. Então, sempre emita o boleto diretamente no canal oficial, como o site da empresa em que você fez a compra. Todo e qualquer contato da Achei Pneus é realizado através de e-mail oficial.
3-Confira os dados do boleto: os boletos falsos podem ter erros de português. Por isso, confira se as informações estão corretas, incluindo a data de vencimento, o nome do beneficiário e o CNPJ. Se tiver dúvidas sobre o CNPJ, faça uma busca rápida na internet para verificar se ele é real e corresponde à empresa.
4-Fique atento ao valor do boleto: o valor total do boleto deve aparecer em dois campos: no final do código de barras e no espaço chamado “valor do documento”. Se os valores não baterem, pode ser um boleto falso. Além disso, confirme se o valor da cobrança está correto e se é o mesmo acordado previamente.
5-Verifique os dados do beneficiário: o CNPJ ou o nome da razão social do emissor devem estar descritos no boleto bancário. Certifique-se de que eles são reais e correspondem à empresa na qual você realizou a compra.
Cileia Telles de Faria Feitosa